Maison Plume | Top 5: comidas anti-inflamatórias
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Top 5: comidas anti-inflamatórias

Inflamação: Condição física localizada em alguma parte do corpo e fica avermelhada, inchada, quente e muitas vezes dolorosa, especialmente após uma lesão ou infecção

Todos sabemos quando algo está inflamado. Mas, o que fazer quanto à uma inflamação no interior do corpo? A inflamação interna pode acontecer por uma série de razões diferentes: altas temperaturas ao cozinhar alimentos, comer alimentos processados, açúcar, gorduras trans, etc. Uma maneira fácil de combater isso? Coma mais alimentos anti-inflamatórios e eliminar os que causam estes problemas.

Abaixo você confere uma lista das cinco melhores opções anti-inflamatórias.

1 – CÚRCUMA (TUMERIC; AÇAFRÃO-DA-TERRA)

A cúrcuma é uma das mais poderosas especiarias anti-inflamatórias do mundo devido aos seus altos níveis de curcumina. A substância tem sido cientificamente comprovada para diminuir estresse (proteína NF-κ B) e para ser uma alternativa eficaz para drogas alopáticas como um agente anti-inflamatório e anti-proliferativo contra células tumorais.

2 – SUCO VERDE

Inflamações crônicas são essencialmente devidas a um superaquecimento de uma determinada área ou região do corpo e prospera quando as condições são excessivamente ácidas. Uma das maiores soluções é consumir bebidas alcalinizantes.

Sucos verdes são surpreendentes para isso; facilmente absorvíveis e práticos, os benefícios aparecem rapidamente. Pelo menos um suco verde por dia é altamente recomendado.

3 – CACAU

Os flavonóides e compostos de polifenóis no cacau são incrivelmente benéficos para a saúde cardiovascular. O cacau tem capacidades de reduzir a inflamação, diminuindo os níveis de substâncias químicas inflamatórias no corpo. Ele tem sido sempre conhecido em culturas antigas como um protetor e promotor de energia do coração.

4 – FRUTAS VERMELHAS

As evidências continuam se acumulando em favor de nossas queridinhas. As frutas vermelhas, consideradas no mundo como “berries” se destacam em um dos grupos de alimentos mais saudáveis. Os efeitos anti-inflamatórios delas quando ingeridas diariamente podem garantir que seu corpo não mude para um estado agudo de inflamação em muitas áreas, incluindo os olhos. Pode abusar de framboesas, mirtilos, goji, açaí, amoras e morangos em seus hábitos alimentares e desfrute dos benefícios de uma ‘vacina’ natural.

5 – CASTANHAS, NOZES E AMÊNDOAS

Outra fonte para lutar contra inflamações são as “gorduras saudáveis”. As amêndoas, são ricas em fibra, cálcio e vitamina E. Em geral as nozes, têm altas quantidades de ácido alfa-linolênico, um tipo de gordura ômega-3. Todas as nozes contem bons antioxidantes, que podem ajudar seu corpo a combater e reparar os danos causados por inflamações.